terça-feira, 29 de setembro de 2009

REDE DE CONHECIMENTOS



ALGUNS FIOS DE REDE DE CONHECIMENTO: TECNOLOGIA, COTIDIANO E AFETO

O amor é a emoção que constitui as ações de aceitar o outro como um legítimo outro na convivência”Maturana,2002.

A tecnologia faz parte de nosso cotidiano em vários espaços/tempos, mas como isso acontece e como lidamos com isso? partindo de nossas próprias práticas, como diz Barbosa (2002): “ (...) cada produto (e/ou regra) comporta tantas formas de usos quantos são os sujeitos que a utilizam”. (1) E muitas vezes a objetividade científica não consegue ver ou reconhece-las.Volto à cidade de Ji-Paraná (no interior de Rondônia, BR), onde trabalhei como Orientadora Pedagógica do projeto SESC-LER(2) (alfabetização de jovens e adultos).

No inicio da implementação do projeto,para divulgá-lo, utilizei vários recursos disponiveis na cidade. Dei entrevistas às rádios, à televisão, mas descobrir que, talvez, a ação mais eficaz seria a fórmula mais antiga : bater de porta em porta explicando o projeto. Fui até onde trabalhavam, sob sol ardentes, grupos de pessoas, limpando e roçando as ruas. è provável que isso seja impossível de imaginar no nosso cotidiano urbano, mas lá isso era muito importante e significativo.

A turma teve inicio com 26 alunos,entre 20 e 66 anos de idade, e em poucos dias percebi que não seria suficientes ensinar a ler e escrever. As necessidades de alfabetização eram outras, bem maiores... Como diz Alves ( 1998 ) (3):

É preciso compreender, ainda, que aos contextos cotidianos correspondem processos educativos múltiplos que estão presentes nos diferente e diversos espaços/tempo, institucionalizados ou não, de educação e de tessitura de conhecimentos”.

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